pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Smed realiza VI Mostra Criativa de cultura e arte no Subúrbio 360

16 de dez de 2019 - Publicidade

Um espetáculo de cultura e resgate às raízes africanas foi o que Projeto Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra – Mostra Criativa levou ao palco do teatro Boca de Brasa, no Subúrbio 360. Com a plateia lotada os estudantes de escolas municipais dançaram e encenaram com muita leveza e criatividade a luta dos negros, do Brasil Colônia até os dias atuais. O evento realizado na última sexta-feira (13) consiste na realização de atividades de arte, educação e cultura envolvendo alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador.

De acordo com a subsecretária da Educação, Rafaela Pondé, a Mostra tem que percorrer todos os teatros de Salvador. “O espetáculo é lindo, sou fã desse projeto desde a primeira vez que assisti, sou encantada com tudo que é realizado. Ele é grandioso e por isso precisa ampliar a visibilidade. Só tenho a agradecer a todos que contribuem para esta ação acontecer”, destacou.

O espetáculo tem a direção do professor de teatro Lázaro Machado que condensou todos os trabalhos desenvolvidos no projeto pedagógico de várias escolas municipais. “Estou feliz com o resultado. É um trabalho de muita dedicação de toda a rede, principalmente das crianças. A mostra é o resultado de trabalhos realizados de forma isolada nas escolas, juntei todos e preparamos o espetáculo”, explica.

“A Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra é a culminância dos trabalhos realizados pelos professores ao longo do ano. Trata-se de um projeto que resgata nossas raízes, o trabalho com a lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08 nesta rede, está na lista das prioridades. É gratificante fazer parte desse projeto e ver as crianças de Salvador falando  artisticamente da nossa história”, conta a organizadora do evento e integrante do Comitê Técnico de Supervisão e Acompanhamento das Ações de Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, Daniela da Hora.

O tema abordado este ano, “Cantos, recantos e encantos negros de Salvador” oportuniza a disseminação das culturas de raiz africana em Salvador, através de linguagens artísticas trabalhadas em sala de aula, com o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes, jovens e comunidade escolar a partir de uma formação humana e cidadã, através de atividades alusivas à história, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais do povo negro, suas lutas, resistências e vitórias.

Diante da reação do público presente, ficou evidente que o objetivo foi alcançado. A diretora da Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas, Sheila Azevedo levou 30 estudantes para assistir ao espetáculo e disse que as crianças ficaram entusiasmadas com a apresentação. “Gostamos muito, um conteúdo rico, colorido e musical que relata o resgate histórico sofrido da luta dos negros, mas abordaram com tanta leveza e criatividade, que prendeu a atenção de todos”, afirmou a diretora.

“Gostei muito do que vi. A Mostra Criativa de Artes representou através das múltiplas linguagens artísticas o trabalho nobre que realizamos com os estudantes da rede municipal sobre a necessidade de levar ao conhecimento deles toda a cultura do povo negro, afrodescendente a fim de promover um empoderamento das nossas origens”, declarou a diretora da Escola Municipal Olga Figueiredo, Roberta do Carmo.

O Projeto Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra é resultante das ações do Comitê Técnico de Supervisão e Acompanhamento das Ações de Implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no Município de Salvador, criado através do Decreto Nº 28.853 de 14 de setembro de 2017, formado pelas Secretarias de Educação, de Reparação, Secretaria de Cultura e Turismo, através da Fundação Gregório de Mattos e Conselhos Municipais de Educação e das Comunidades Negras. Este Comitê substituiu o Grupo de Trabalho criado por meio do Decreto Nº 23.778/2013.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS

ALC_0921
ALC_0924
ALC_0976
ALC_0998
ALC_0999
ALC_1049
ALC_1086
ALC_1115