Startups assinam acordo de cooperação técnica com a Smed

15 de ago de 2018 - Jornalismo

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, assinou na manhã desta quarta-feira (15) termos de acordo de cooperação técnica com nove startups selecionadas no âmbito do programa Pitch Salvador – uma iniciativa da Prefeitura, sob coordenação da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), que visa buscar soluções inovadoras para diversos desafios propostos nas áreas da saúde, educação e assistência social. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e teve participação dos representantes das startups, da Smed e da Semge.

“Trata-se de um momento especial porque esse trabalho tem grande potencialidade de trazer inovações próprias para problemas do dia a dia da educação municipal, que poderão resultar no aperfeiçoamento do serviço prestado”, disse Barral. Ele destaca que as soluções a serem desenvolvidas abrangem desde a gestão da frequência escolar, inteligência de dados, gamificação, conteúdos pedagógicos até infraestrutura física das escolas, entre outros.

De acordo com Walter Pinto, assessor da Diretoria de Modernização da Gestão, os empreendedores têm, a partir do início de setembro, 180 dias para testar as soluções apresentadas. Nesse período, haverá uma maior integração entre as startups e a Smed, para melhor compreensão do fluxo de atividades e informações necessárias à construção dos projetos. “Após essa fase, ao término do prazo, o órgão público avaliará a eficácia da solução e sua aplicabilidade”, explica.

O empreendedor Anderson de Morais Braga, da Agenda Kids, que atua no Ceará e em São Paulo, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “É uma excelente oportunidade de aproximação do poder público, com a iniciativa privada e também com a academia – já que entre os empreendedores há aqueles que recém saíram das universidades ou ainda têm ligação com elas”, afirmou, destacando a organização do processo por parte da Semge. “São ações que podem trazer resultados efetivos para a gestão pública”. A startup desenvolverá o projeto Agenda Edu – um aplicativo de gestão da comunicação entre cada uma das partes que compõem a comunidade escolar, a exemplo de gestores, professores e pais ou responsáveis.

Para Carla Zeltzer, da Zeltzer Tecnologias Educacionais, do Rio de Janeiro, o Pitch Salvador representa uma ótima oportunidade para as startups abrirem canais para mostrar o trabalho e expandir os produtos que desenvolvem, proporcionando resultados concretos com soluções inovadoras. Carla explica que será desenvolvido o software Faz Game, que dinamiza o conteúdo pedagógico, envolvendo competências, raciocínio lógico, pesquisa, entre outras habilidades.

Projetos – Além do Agenda Edu e do Faz Game, foram assinados acordos para o desenvolvimento dos projetos: RDO APP, para registro diário de obras de infraestrutura escolar, com a Thermopyla Reciclagem Ltda; os aplicativos de Gestão de Ativos Escolares (GAE) e Gestão Escolar Inteligente (GEI), a serem desenvolvidos pela Datawise Marketing e Sistemas; o inMobo – Educação de Bolso, da Editora Viva; projeto Gamificação dos Conteúdos Pedagógicos da Educação Básica, a ser desenvolvido por Jodeilson Mafra Martins; um software para acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos alunos, sob responsabilidade da JRV Serviços; a Letsil Cursos e Venda de Livros desenvolverá um hardware para automatizar a frequência de alunos na escola; e o software I-Educar, da Portabilis, que também atuará na gestão de frequência escolar.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS