OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Teatro Móvel chega à Escola Municipal Deputado Gersino Coelho

13 de maio de 2019 - Publicidade

Alunos da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho receberam a visita do Teatro Móvel, uma ação do grupo de teatro Realejo de São Paulo, que veio em um caminhão itinerante, encenar para os alunos da unidade a peça teatral “Uma Janela para o Mundo”. A ação foi realizada entre os dias 06 a 10 de maio e, com isso, os alunos que nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro puderam conferir de perto um espetáculo de cores e animação.

A peça fala sobre a tecnologia e mostra a trajetória de quatro mulheres cientistas que foram fantásticas no desenvolvimento da humanidade e que tiveram invenções que possibilitaram muitos avanços, trazendo o empoderamento para as crianças. Acompanhado pelas atrizes Thaís Rossetto e Thaís Leão, o diretor da peça fala desse empoderamento. “O nome do projeto é ‘Eu consigo’ e nós trazemos exatamente essa certeza de que se a gente quer algo, se buscarmos, nós conseguimos, então esse trabalho vem trazer essa mensagem para as crianças: que elas podem ser o que quiserem, mostrando vários exemplos de mulheres que superaram o machismo numa época onde isso era ainda mais forte”, explica o produtor da peça, Antônio Domenc.

As apresentações aconteceram dentro de um auditório móvel, adaptado com palco, e com espaço suficiente para acomodar 32 pessoas por sessão. Desde o dia 6, os atores e o produtor estiveram em uma maratona de apresentações nos dois turnos de aula, atendendo a mais de 500 alunos da escola, além de alguns responsáveis que fizeram questão de assistir a peça ao lado dos filhos.

A aluna Udilaila Queiroz de Paixão, de 12 anos, confessou que nunca esteve em um teatro e se encantou com tudo que viu. “Pra mim foi maravilhoso, nunca fui ao teatro e hoje vendo essa peça fiquei encantada”.

De acordo com a diretora Kátia Silva, foi uma grande oportunidade para as crianças terem contato com a arte e se identificarem com o que foi abordado na peça. “Foi um presente que a escola recebeu através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Um momento no qual os alunos entraram em contato com o teatro e, certamente, eles saíram das apresentações encantados e imbuídos de que aquele era um momento de riqueza e construção cultural”, frisou.

Em paralelo à apresentação da peça, a escola também realizou com os alunos a culminância do projeto “Encontro com Artes”, um momento para propiciar às famílias o contato com a poesia, numa atividade desenvolvida em sala de aula, de acordo com o projeto pedagógico da unidade de ensino.