pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Webinário da Smed debate inclusão escolar e valorização das habilidades da pessoa com deficiência

10 de set de 2020 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou mais uma edição da Semana da Pessoa com Deficiência, na qual abordou o tema Inclusão Escolar é Olhar Além da Deficiência. Este ano, em decorrência da pandemia, o evento foi realizado em formato virtual e transmitido pelo canal do YouTube da Smed no dia 4 de setembro.

O encontro virtual, mediado por Jaqueline Araújo, coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, destacou o quanto é importante estimular as habilidades do aluno com deficiência. Participaram da palestra a pedagoga, especialista em neuropsicologia e educação inclusiva, Mamary Lopes, o professor Sidnei Lima, a professora (AEE) Ana Cristina e os estudantes Gabriel Reis e Ester Santana (Escola Municipal Francisca de Sande), Paulo Mateus dos Santos e Ítalo Oliveira, da Escola Municipal Francisco Mangabeira.

Conforme a pesquisadora Mamary Lopes a inclusão escolar é um direito garantido pela Constituição e o professor deve olhar para além da deficiência. “A deficiência não define a pessoa, o professor tem que conhecer o aluno, valorizar suas habilidades. O problema não é o cego que não consegue ler, mas o livro que não está em braile. Temos que mudar nosso olhar e perceber que o problema está na barreira, na falta de acessibilidade, no ambiente. Quando pensamos dessa forma avançamos”, explicou.

“Às vezes as pessoas ficam presas à deficiência e deixam de olhar todas as outras habilidades do aluno. É preciso focar em outros sentidos e não no sentido que a criança não tem, porque o foco não é a deficiência, mas o potencial de cada um”, pontua o professor Sidnei Lima.

A Rede Municipal de ensino tem 5.395 alunos com deficiência matriculados. De acordo com Jaqueline Araújo, neste período de pandemia, estão sendo realizados atividades e atendimentos remotos de acordo com a possibilidade da família e o perfil de cada aluno. “Orientamos sobre a necessidade de manter a rotina de estudos e atendimento, também temos foco na realização das Atividades da Vida Diária (AVD), pois favorecem a autonomia, a psicomotricidade, coordenação motora fina e estimulam o raciocínio, além de colaborar para o melhor convívio em família”, contou Jaqueline.

Clique aqui e acesse o vídeo do webinário.