pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Webinário da Smed discute os “Protocolos de seguranças para escolas: cuidando das pessoas”

18 de dez de 2020 - Jornalismo

Mais um encontro do Webinário Nossa Rede foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) na segunda-feira (14). Dessa vez, o tema foi “Protocolos de seguranças para escolas: cuidando das pessoas”, uma forma de compreender e discutir as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) para um retorno seguro na volta às aulas.

O debate foi mediado pela gerente de currículo da Smed, Edna Rodrigues, que teve como convidados Flávio Pimenta, diretor administrativo, Bernardo Xavier, diretor de Infraestrutura da Rede Escolar, ambos da Smed, e da médica Helena Lima, diretora técnica do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública da Secretaria Municipal da Saúde (COE/SMS).

A primeira a falar foi Helena Lima, que explicou sobre os critérios que as escolas deverão atender na volta às aulas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, do álcool em gel e todos os cuidados que deverão ser tomados nessa retomada. Helena começou fazendo um balanço da Covid-19 em Salvador, destacando a importância da prevenção. “Desde as primeiras notícias sobre a expansão do coronavírus, a prefeitura de Salvador começou a articular ações progressivas no sentido de tomar ações mitigadoras (corretivas) do impacto do vírus sobre a população tomando as primeiras medidas de isolamento sociais com a suspensão das aulas, afastamento de profissionais de grupo de risco de atividades presenciais, fechamento de parques públicos, academias e cinemas”.

“O protocolo de retomada das aulas já foi revisado pelo COE e está com a Secretaria Municipal da Educação para análise e divulgação. Pensamos também em implantar e agregar um sistema com aplicativo com tira dúvidas estabelecendo um agente mirim Covid que pode ser um estudante para que ele possa ser um multiplicador com os colegas com uma linguagem local agregando as informações a saúde, pensamos na criação de jogos interativos que estão em fase de implantação e também a intensificação das ações da Vigilância Sanitária em relação ao cumprimento dos protocolos, também implantados nas escolas, observando se as adequações estão sendo feitas de acordo com o que foi estabelecido pela OMS.

Além de falar de quase todos os pontos do protocolo, Helena ressaltou a importância da família fazer parte desse momento de possível retomada das aulas, através do uso das redes sociais como forma de interação entre escola, alunos e pais e o Salvador Protege um projeto de fortalecimento das ações de prevenção nas ações básicas que podem referenciar algumas unidades de saúde as escolas que são da área de abrangência, além da articulação do programa saúde na escola como forma de auxiliar na divulgação e educação das medidas de controle a doença.

Em seguida, os diretores da Smed falaram sobre o trabalho que realizam em conjunto dentro das unidades escolares para o retorno das aulas, com reuniões entre a Smed, a Secretaria Municipal de saúde (SMS), a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). “Foi um processo construído em oito mãos, então muita coisa ainda precisa ser feita.  Estamos tentando, ao longo desse período, suprir a Rede de todos os materiais de higienização e estruturas dentro dos protocolos. Se deu certo nos outros países e e em outras cidades, então esperamos que de fato esses processos nos ajudem dentro da Rede Municipal”, disse Flávio Pimenta.

Bernardo Xavier ressaltou a revisão das normas e necessidades estruturais das escolas novas e antigas. “Nós estamos terminando as visitas em todas as 435 unidades da rede justamente com um cheque list montado a partir das medidas sanitárias de proteção estabelecidas no protocolo, levantando as necessidades para cada unidade, apesar do protocolo ser padrão, mas adaptando a cada unidade escolar que se diferenciam entre si. Estamos garantindo que esse cumprimento protocolar de segurança chegue a todos os envolvidos nessa retomada”, disse ele .

Foi apresentado ainda um modelo de normas de distanciamento e ações que serão realizadas na retomada às aulas.

Para conferir, acesse o link do webinário disponível no Canal da Smed no Youtube. Clique no link abaixo para acessar:

https://www.youtube.com/watch?v=Py6J1pS6yZU