OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

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Webinário discute a importância do vínculo afetivo e atuação do coordenador pedagógico no contexto da pandemia

02 de out de 2020 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica (Dipe), realizou na quinta-feira (1º), o terceiro encontro do Webinário Smed de Educação Infantil, voltado para gestores, coordenadores e docentes que atuam no segmento. Com o tema “A importância do vínculo afetivo com as crianças e famílias e possibilidades de atuação do coordenador pedagógico no contexto da pandemia”, o encontro contou com a participação das coordenadoras Joseildes Alves, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hosannah de Oliveira, Andrea Santanna da Creche e Pré-escola Primeiro Passo Periperi e Gabriela Moreira do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Almir Oliveira.

O evento foi aberto pela gerente de currículo da Dipe, Edna Rodrigues, que deu as boas vindas e apresentou as participantes. Joseildes Alves, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hosannah de Oliveira, que faz parte da Gerência Regional da Educação (GRE) Liberdade e Cidade Baixa, iniciou os trabalhos, falando sobre os desafios enfrentados neste período de pandemia. A gestora discorreu sobre a busca por caminhos para realizar novas ações com as crianças. “Fizemos várias reuniões virtuais com a equipe do Cmei, que se mostrou acolhedora diante das propostas apresentadas. Cada professor montou os grupos de whatsapp, criamos um cronograma de dias e começamos a mandar vídeos para os alunos e famílias, com diversos temas como folclore e cultura popular, criando a rotina de interação e afetividade com eles, através de brincadeiras, contação de histórias, dentre outros”, explica.

Joseildes Alves destacou ainda a importância do trabalho realizado pelo coordenador pedagógico na Rede Municipal de Salvador, sinalizando que o profissional precisa estar aberto a se transformar continuamente. “Transformação é aqui entendida como atitude de abertura para a mudança, para novas aprendizagens. Portanto, para ser um agente transformador, o coordenador deve ter, em primeira instância, disposição pessoal para colaborar com a constituição de um ambiente escolar favorável às mudanças”.

Após Joseildes, foi a vez de Andrea Santanna, coordenadora pedagógica da Creche e Pré-escola Primeiro Passo Periperi, da GRE Subúrbio II, falar sobre a importância da afetividade no processo educativo, principalmente na educação infantil. “Quando tudo isso começou, estávamos no momento de acolhimento e adaptação dos nossos alunos. Tivemos que interromper esse processo e nos reinventar. A união e a cumplicidade da equipe gestora foram fundamentais, pois logo começamos a nos reunir virtualmente e avaliar as possibilidades de ações. Concluímos que faríamos os vídeos curtos, com propostas simples e lúdicas – já que sempre utilizamos o Instagram e o Facebook para nos comunicarmos com as famílias- com foco na acessibilidade, nos referenciais da Nossa Rede e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando as experiências afetivas”, detalha.

Gabriela Moreira, coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Almir Oliveira, que faz parte da GRE Itapuã, explicou que, logo na chegada da pandemia, o primeiro passo foi construir um documento com orientações pedagógicas para este período. Em seguida, houve um silenciamento para entender o que estava acontecendo e o terceiro momento foi de se buscar estratégias. “Depois desses momentos criamos os diálogos para alimentar a esperança, no qual discutimos diversos temas, mas também promovemos a escuta dos nossos professores, sobre suas preocupações com o fazer pedagógico” Os encontros ocorreram uma vez por semana, todas as quintas-feiras, através das plataformas digitais.

Além disso, a equipe gestora do Cmei Almir Oliveira realiza quinzenalmente o “Encontro de professores por grupo de trabalho”, no qual são construídas novas propostas e reflexões sobre as ações apresentadas e os diálogos ocorridos nos grupos que as docentes acompanham. “Também fazemos diálogos com as famílias desde o mês de abril. A gestão faz toda quarta-feira uma apresentação de vídeos, com propostas de ações, desafios para as crianças e uma conversa com os familiares para ressaltar a importância da participação de todos. A interação com as famílias acontece muito através dos grupos de whatsapp, como um lugar de diálogo, para tirar dúvidas. O que queremos é fortalecer cada vez mais o vinculo criança – escola – Cmei’, finaliza.

Nos comentários, vários elogios à atuação das coordenadoras. “Excelentes depoimentos das colegas coordenadoras. Parabéns por serem corajosas e empenhadas”, disse um internauta. “Gratificante o retorno das famílias, validando as ações da escola, desafio constante nesse período de pandemia”, disse outro.

Nos links abaixo, podem ser acessados os três encontros já realizados no âmbito do Webinário Smed de Educação Infantil:

“A importância do vínculo afetivo com as crianças e famílias e possibilidades de atuação do coordenador pedagógico no contexto da pandemia”

“Possibilidades para garantia do direito à educação das crianças”

“Legislação para Educação Infantil no contexto da pandemia”